O brasão necessita explicações adicionais para o entendimento da sua relação com a história familiar. Isso é importante na medida que existem, talvez, vários outros brasões com o mesmo nome, mas ligados à clãs distintos. Sabe-se que para o registro de um brasão exigia-se uma bem fundamentada comprovação histórica da família que pretendia adotá-lo. Famílias diferentes com o mesmo sobrenome portam, por isso, emblemas diversos. Assim, para identificá-las eram inseridas figuras representativas de nomes, atividades, profissão, etc.

Brasão dos Reckziegel

No caso do escudo onde há o desenho de duas ferramentas pode mudar de acordo com outros clãs. Por outro lado, a cabeça do cavalo com as rédeas, estas seguradas por uma mão dourada, representam o nome da família, 'RECKZIEGEL'. Para entendê-lo temos que separar em duas partes: 'RECK' de rucken ou Ruck (puxar, puxada) e 'ZIEGEL' (aqui com o significado de rédea). Quem puxa as rédeas do cavalo pode se considerado, cavaleiro, cocheiro ou carroceiro. Dadas as circunstancias fica evidente o primeiro como sendo a tradução mais adequada.
OBS: Contribuição enviada por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.