Nos dias 4 e 5 de maio foi realizada a 13º edição da Lauschnerfest - Encontro da familiares Lauschner, na Paróquia Santo Antônio em Santa Cruz do Sul. Conforme um dos organizadores do evento, Paulo Roberto Görck, no sábado os visitantes e caravanas foram recepcionados no Seminário e de lá saíram para visitar a localidade de Boa Vista, onde os imigrantes Augusto Lauschner e Hedwiges Pruefer moraram, e depois alguns pontos turisticos de Santa Cruz do Sul. A tarde aconteceu o tradicional jogo de futebol. À noite, ocorreu janta de integração. No domingo (05/05) foi realizada a Lauschnerfest com 300 participantes. A festa seguiu noite adentro.

Sobre as próximas edições da festa, "decidimos pela retomada da realização anual, sendo que haverá uma alternância entre nós aqui da região de Santa Cruz e vocês aí de Santa Catarina. Dessa forma não será cansativo e dispendioso para nenhuma das partes", explica Paulo Görck.

A próxima Laushnerfest (2014) será novamente na Linha Ervalzinho, município de São João do Oeste. Em 2015 em Venâncio Aires. Para 2016 está em aberto, mas será ou em São Miguel do Oeste ou em Blumenau. Em 2017 será aqui em Vera Cruz.